A tecnologia é o valor absoluto que norteia o desenvolvimento das soluções Valley. Neste ano, uma das grandes novidades é o acréscimo da energia solar como força motriz dos pivôs da marca, após a aquisição da Solbras, resultando na criação da Valmont Solar Solutions. Além disso, muitas outras inovações vêm fazendo a diferença para centenas de produtores rurais de Norte a Sul do Brasil.
Do controle remoto dos pivôs centrais à fertirrigação; dos equipamentos desenhados para terrenos irregulares até à conectividade máxima entre os produtos, o produtor nunca teve tanto controle sobre o sistema de irrigação – tudo sem precisar se deslocar para a lavoura. A irrigação deixou de ser apenas a simples aplicação de água nas culturas, e passou a ser um vetor de tecnologia e inovação no campo.
Recentemente, a empresa anunciou o seu pivô central movido exclusivamente por energia solar, deixando a sua marca em um mundo produtivo em que a sustentabilidade é, cada vez mais, uma necessidade. A partir dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento que já estão sendo feitos nesta nova modalidade de inovação Valley, a perspectiva é oferecer um leque cada vez mais amplo de soluções para todo o tipo de propriedades, com tecnologia 100% brasileira.
A acessibilidade às soluções Valley também nunca foi tão fácil. A empresa já soma mais de 80 lojas em todo o país, com revendas capacitadas para atender a qualquer produtor em busca dos melhores sistemas de irrigação do mercado. Além da venda dos produtos, o grupo Valmont também se destaca pelo serviço de consultoria técnica e atendimento pós-venda diferenciado, disponibilizado por meio da Irriger, empresa do grupo.
Na vanguarda da Agricultura 4.0, a Valley é um dos expoentes do pioneirismo que essa nova era produtiva apresenta. Com a conectividade em primeiro plano, os produtos relacionados à irrigação deixam de ser peças independentes, para se tornarem peças de um único sistema, complexo e integrado, capaz de apresentar as informações mais completas na palma da mão e oferecendo todas as funcionalidades dos pivôs Valley em um só pacote tecnológico.
Foi a partir dessa iniciativa que a empresa desenvolveu o Valley 365 – a plataforma para o gerenciamento integrado de culturas irrigadas. Desenvolvida com base nos princípios da simplicidade, agilidade e integração de processos, a solução Valley concentra diversas funções em uma só plataforma: o gerenciamento, o controle, a análise e o compartilhamento de informações entre os dispositivos conectados em uma fazenda.
O Valley 365 funciona com base no armazenamento de dados em nuvem e reúne os melhores recursos da tecnologia Valley em uma interface de fácil utilização, oferecendo mais controle e informações completas sobre o funcionamento dos pivôs centrais.
As tecnologias agregadas no produto incluem o AgSense, solução de telemetria da Valley, o Irriger Connect, Irrigação de taxa variável (VRI) e o Valley Insights. Utilizando um login único, o produtor pode acessar todas as soluções em tempo real, em qualquer lugar, em qualquer momento.
Os dados do Valley 365 são organizados em módulos intuitivos, incluindo Planejamento e Previsão, Monitoramento e Controle, Otimização e Aplicação e Insights e Análises. Assim, o cliente pode identificar problemas ocorrentes na lavoura, determinar quais áreas da operação são afetadas e executar as alterações necessárias para otimizar o rendimento, utilizando menos recursos.
O resultado é claro: uma fazenda 100% conectada e o produtor com níveis sem precedentes de controle sobre o seu sistema de irrigação. Uma das propriedades que já se revelam como exemplo dessa nova realidade é a Fazenda Iamaguti, em Rio Paranaíba (MG).
A fazenda, comandada pelos irmãos Cássio Toshiharu, Carlos Tochuo e César Toshiyuki Iamaguti, conta com um vasto sistema de irrigação, composto por 21 pivôs centrais Valley. As lavouras compreendem plantios de batata, cenoura, alho, cebola, soja, milho, trigo e café.
A Fazenda Iamaguti foi uma das primeiras propriedades a instalar o Valley 365, em julho deste ano. Para Cássio, a irrigação é fundamental para o seu sistema de produção.
"No cerrado, o período de chuvas é muito bem definido. Sem a irrigação, seria impossível realizar três plantios anuais. Isso foi um dos motivos que nos levou a investir nos equipamentos Valley", diz.
O gerenciamento de 21 pivôs centrais requer muita organização. Cássio explica que o Valley 365 surgiu como uma solução ideal para esse fim. "Com esta tecnologia, consigo gerenciar todos os 21 pivôs e saber como cada um deles está funcionando. Antes, precisávamos de 40 minutos para ligar apenas um ou dois equipamentos. Agora, consigo ligar ou desligar cada um deles pelo celular, de forma quase instantânea", exemplifica o produtor.
Para ele, a tecnologia é definitivamente a marca das próximas gerações. "Meus filhos já crescem em contato com estas soluções. A tecnologia é o futuro da agricultura. Quem não investe fica para trás. Hoje, eu tenho 21 pivôs centrais na palma da minha mão, isso era impensável poucos anos atrás", avalia.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.