Originária dos Andes peruanos e bolivianos, a batata é cultivada há mais de 7 mil anos. É a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão.
De onde vem o nome?
Quando chegou ao Brasil, era produzida em pequena escala em hortas familiares, sendo chamada de batatinha, mas foi na construção de ferrovias que ganhou o nome de batata inglesa, por ser uma exigência nas refeições dos técnicos vindos da Inglaterra.
Por que a batata tem fama universal?
Existem duas razões para o êxito e a disseminação da batata mundialmente: o valor energético com ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuados, possibilitando centenas de combinações que resultam em diferentes sabores. A batata é mesmo universal!
Quais são os benefícios da batata inglesa para a saúde?
O consumo da batata está associado a diversos benefícios para o nosso corpo, agindo nos sistemas cardiovascular, nervoso, muscular e imunológico, por exemplo.
Veja os principais benefícios da batata para a saúde:
- turbina a função cerebral;
- diminui a pressão arterial;
- reduz o estresse;
- deixa os ossos mais fortes;
- faz bem para o coração;
- reduz risco de AVC;
- ajuda no controle de diabetes;
- previne o câncer;
- ameniza a TPM;
- previne câimbras;
- ajuda na saúde da pele;
- melhora a qualidade do sono.
Qual o tamanho da bataticultura no Brasil?
Estima-se que existam 100 mil hectares da cultura espalhados por diversos estados do nosso país, gerando uma produção de 3,8 milhões de toneladas, segundo dados do IBGE.
A produtividade vem aumentando, devido às variedades mais produtivas e à utilização de novas tecnologias relacionadas à irrigação, nutrição, preparo do solo e ao uso de batata-semente de qualidade.
Feminilidade em cada cultivar
Evoluindo ano após ano no plantio, a bataticultora Katia Rodrigues, sucessora proprietária do centenário sítio São Sebastião em São Joaquim, Santa Catarina, conta uma curiosidade interessante sobre o tubérculo, que homenageia as mulheres — por isso esse “Pé de quê?” é tão especial, fechando a semana da Mulher.
“A cultura da batata tem uma curiosidade linda: a especificidade de cada cultivar tem, quase sempre, o nome de MULHERES. A época da florada é a que mais me encanta”, conta Katia.
Anas, Joaquinas, Cristinas, Agathas, Camilas plantadas pelas nossas terras e fazendo a alegria da nossa mesa, em milhares de combinações perfeitas, versátil como nós, mulheres!
Apoio: @feiraagrishowoficial
Fotos e vídeo: Katia Rodrigues
Fonte: Viver Bem, ABBA e Embrapa
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Quer conhecer novas tendências na agricultura brasileira? Baixe nosso material sobre agronegócio sustentável e fique por dentro desse conceito!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.