Tendência no agronegócio mundial, a otimização de culturas em busca do aumento da produtividade e da redução dos custos com equipamentos e mão de obra estão a caminho dos canaviais por meio de sementes artificiais. Ainda em fase de desenvolvimento, a principal inovação em sistemas de plantio do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) combina genética, controle de doenças, vigor e simplicidade de cultivo para ampliar o número de toneladas de cana produzida por hectare.
Gerente de negócios do CTC, Ronaldo Onosaki aponta, a seguir, os caminhos que levarão à mudança do perfil produtivo da cana-de-açúcar.
Melhoramento genético
As sementes artificiais são frutos de variedades selecionadas pelo programa de melhoramento genético, com o uso de biotecnologia ou não, porque planejamos disponibilizar ao mercado tanto variedades já conhecidas como novas. Pelo grande controle e qualidade do processo de produção que o CTC está desenhando, as sementes artificiais apresentarão garantia genética (sem mistura varietal), fitossanidade (ausência de doenças), maior vigor e simplicidade de plantio. Isso refletirá em um menor número de falhas e maior produtividade no campo.
Sistema de plantio
Em relação ao plantio de mudas pré-brotadas, as principais mudanças serão, a maior facilidade de transporte e armazenamento da semente, além da eliminação da mão de obra necessária para a sua distribuição. Sobre o plantio mecanizado de toletes, o grande ganho recai sobre a liberação da área de viveiro e simplicidade/rendimento da operação de plantio, reduzindo a quantidade, tamanho e impacto das máquinas como a compactação de solo.
Garantia genética, fitossanidade, maior vigor e simplicidade de plantio irão resultar no aumento do número de toneladas de cana produzida por hectare
Menos custo de produção
O uso dessas sementes irá ajudar na redução de equipamentos e mão de obra necessários para o plantio, que impactam diretamente o custo. Já o aumento de produtividade proporcionado pelo uso de sementes irá reduzir o custo por tonelada produzida.
Mais produtividade
Garantia genética, fitossanidade, maior vigor e simplicidade de plantio irão resultar no aumento do número de toneladas de cana produzida por hectare. Ela também terá maior qualidade resultando em um melhor desempenho industrial e, consequentemente, em mais produtos por tonelada. Adicionalmente, a maior simplicidade do processo permite um maior rendimento operacional, com menos máquinas e mão de obra.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.