Pneus são peças fundamentais na relação trator/solo, afinal eles são a parte do veículos que entram em constante contato com as plantações. Por isso, é necessário que esses itens estejam adequados às culturas nas quais são utilizados, com pressão correta de ar e que tenham boa tração, para assim não compactar o solo e comprometer a produção.
Produções como soja e cana-de-açúcar costumam agredir o pneu, em parte, devido ao resto de plantas não completamente retiradas do solo. Isso vai diminuindo a capacidade de tração, por exemplo. De olho na oportunidade de solucionar esse desafio, fabricantes de pneus desenvolveram opções que trabalham tanto em cultivos de grãos quanto de cana.
A Michelin apresentou duas opções de pneus fabricados no Brasil, que atendem as duas culturas e que podem trabalhar com menos pressão de ar, o que aumenta a superfície de contato com o solo, melhorando a tração e diminuindo a taxa de patinagem. De acordo com o diretor de comércio e marketing de pneus agrícolas da Michelin América do Sul, Christian Mendonça, essas ações resultam em menos compactação do solo, economia de combustível e, consequentemente, maior produtividade.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.