Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Futuro da alimentação desafia agronegócio. Como ser parte da solução?

Article-Futuro da alimentação desafia agronegócio. Como ser parte da solução?

Futuro da alimentação desafia agronegócio. Como ser parte da solução?

De acordo com análise do INED (Instituto Francês de Estudos Demográficos), em 2050, seremos 10 bilhões de pessoas no mundo; contra 7,3 bilhões em 2015. As estimativas aumentam a responsabilidade e os desafios daqueles que trabalham diariamente par a suprir a demanda da humanidade por alimentos, como os agrônomos e outros cientistas que atuam na área, técnicos e, principalmente, os produtores rurais. E os fertilizantes têm se mostrado a principal ferramenta sustentável para fazer frente à demanda crescente de alimentos

Com o crescimento demográfico global, o uso sustentável dos adubos é essencial para recompor os minerais do solo e garantir o alimento saudável na mesa dos cidadãos. Segundo diretor do Centro de Solos do Instituto Agronômico de Campinas e coordenador da iniciativa Nutrientes Para a Vida, Heitor Cantarella, solos agrícolas têm capacidade limitada de fornecer nutrientes e perdem sua fertilidade, ou mesmo se esgotam, com as sucessivas colheitas.

“Desenvolvimento da genética e o aprimoramento das plantas resultam em culturas mais produtivas e com características desejáveis para o consumidor. Esse potencial dos novos cultivares exige a fertilização adequada para se expressar. O benefício dos fertilizantes se manifesta duplamente”, reforça Cantarella.

Ainda na opinião do coordenador da Nutrientes Para a Vida, é preciso estimular os grandes e pequenos produtores a empregarem corretamente os fertilizantes nas suas lavouras. Pequenos produtores podem, inclusive, beneficiar-se mais dessa prática já que, com pouca área disponível, precisam garantir a produtividade para manter a sustentabilidade econômica de seu empreendimento.

Produção de milho

Uma das soluções que melhorado do cereal é um fertilizante a partir de algas marinhas do tipo Lithothamnium. Além de possuir elementos orgânicos, como aminoácidos, a porosidade da parede celular da alga auxilia na liberação dos nutrientes para o solo, elevando a qualidade do grão.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar