Não falamos mais de pós pandemia e sim de pós vacina. Aliás, quem mexe com agronegócio está acostumadíssimo a ciclos de vacinação de toda pecuária. Da mesma forma acostumadíssimo também ao controle fitossanitário dos vegetais. E vamos entrar na pós vacina da Covid 19 num novo mundo onde a conjunção E dominará a outra conjunção OU. Será isto e aquilo. Produzir alimentos e árvores. Aceitar a inevitabilidade do plano abc - agricultura de baixo carbono. Um novo agro, onde iremos incomodar profundamente todos os nossos concorrentes, pois mostraremos ao mundo que toda e qualquer produção agropecuária brasileira sempre leva árvore junto.
Com o código florestal lá está árvore obrigatório. É lei, quem não tem árvore onde produz está sendo ilegal. Portanto não conta. E onde tudo se produz, árvores estão juntas. Além do código florestal tem os modelos com ILPF - integração lavoura pecuária e floresta onde os últimos números já atingem mais de 17 milhões de hectares, e as projeções nos levam a mais de 30 milhões de ha nos próximos 10 anos.
Para mim será o dobro disso. Portanto para que brigar com o mundo que ama árvores, que ama sustentabilidade, que ama famílias agrícolas? Não precisa, basta seguir os protocolos e a pesquisa inteligente já disponível no Brasil, na própria diretoria da produção sustentável e irrigação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com Mariane Crespolini, por exemplo, com Cléber Soares diretor de inovação e tecnologia, apenas pra dar dois nomes, autênticos hubs para quem quiser maiores informações.
Podemos dar um show planetário a partir de 2021, na pós vacinação, mostrando para o mundo de que sabemos fazer agricultura de baixo carbono e ensinaremos o planeta a usar o modelo ILPF, além de saúde dos solos, bem como aumentar significativamente a eficiência dos fertilizantes e ser autossuficiente em energia elétrica com biogás produzido em cada fazenda .
Pra que brigar, rosnar, vociferar se temos tudo para sermos os mais amados do planeta terra... egos briguentos sossegai. Conciliai. Produzir resgatando carbono, e colocando em cada prato de comida originado no Brasil uma árvore gratuita de brinde. Pois onde tem alimento brasileiro tem árvore. E onde tem árvore tem Brasil. O único país do mundo que tem nome de árvore. E quem faz? Famílias agrícolas, e com muito cooperativismo na veia.
Vamos lá Brasil vamos transbordar de alegria e empatia com o mundo. Basta seguir os protocolos e a boa governança. Brasil ordem e progresso, paz e amor.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.