Amigos e amigas do nosso agronegócio, medir os resultados do marketing é uma atividade complexa. Questões subjetivas precisam ser analisadas e vários fatores devem ser colocados na balança.
Não é simplesmente analisar o ganho financeiro com determinada ação ou o ganho no número de clientes. Um projeto de marketing precisa ser observado por vários ângulos para que se tenha uma mensuração realmente eficaz.
Vamos a algumas dicas:
1) Crie métricas antes da ação
É comum vermos muitas empresas de agronegócio definirem as métricas no meio das ações. É como se você definisse o plano de voo em pleno voo. Fica estranho, não é mesmo?
Para que se tenha uma medição coerente, é recomendável que as regras sejam criadas no início, logo no planejamento. Ou seja, quando você colocar as ações no papel, já defina quais as métricas de sucesso.
2) Diferentes métricas para diferentes canais
As métricas são importantes para mensurar o desempenho das ações de marketing em canais variados. Por isso, respeite as características de cada rede/canal e estabeleça as métricas pensando em cada um dos ambientes.
Algumas métricas interessantes são o perfil do público que visita uma página, tempo de permanência na página e custo por Lead. Mas, não se limite a elas. Crie métricas que sejam interessantes para a sua empresa e para a sua ação.
3) Invista em análise de dados
Previamente à definição das métricas, invista em uma ampla análise de dados. Verifique, por exemplo, qual o período que o seu público procura com mais intensidade um produto X e em qual período ele prefere um produto Y.
Atente-se às buscas online, uma vez que elas podem revelar tendências e informações preciosas para você compor a métrica.
4) Escute a sua equipe de vendas
Agende reuniões com sua equipe de vendas antes de iniciar as ações de marketing, com o objetivo de estabelecer métricas. Ouvir a equipe fará toda a diferença ao estabelecer metas reais e interessantes para a empresa.
Dicas finais
Nem todas as métricas criadas no planejamento farão sentido no decorrer das ações de marketing. Portanto, não se desespere se alguma métrica for abandonada.
Tente manter as mesmas métricas em dois projetos de marketing diferentes, desde que faça sentido, é claro. Isso irá possibilitar você fazer comparações mais reais de desempenho.
Por fim, boa sorte ao estabelecer boas métricas.
Nos vemos no próximo texto, com a força do agro!!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.